sexta-feira, 1 de abril de 2011

Montevideo!

Acreditem que aqui o tempo parou!! Cheguei Terça a Montevideo, depois de 8h de camioneta e uma paragem pela fronteira. Esta vai ser a minha cidade durante este mês! Cidade esta que parece ter uma mistura de várias épocas e onde o tempo parece que se perdeu algures... Quando ainda estava em Buenos Aires conheci um senhor dono de um restaurante de um museu, mais uma das minhas grande conversas. Ele era francês, mas vivia cá há 30 anos. Tinha uma pronuncia bem engraçada! Ele tinha restaurantes espalhados pela a Argentina e no Uruguay. Tá claro que no fim da conversa me deu o contacto dele e da senhora que toma conta do restaurante em Punta del Este (Algarve do Uruguuay) para eu ir lá almoçar, que me oferecia!! Bom isto para dizer que este senhor me contou nessa conversa que Montevideo nos anos 70 tinha mais carros que Paris. Era uma grande cidade, mas parece que ficou perdida por aí! Estou segura que os carros são ainda os mesmos. São verdadeiras peças de museus, mas as pessoas andam como se tivessem a conduzir um porche acabadinho de sair! Tenho que tirar fotografias para verem.
Com os prédios acontece mais ou menos a mesma coisa. Estão todos um bocado sujos e degradados, mas uma pessoa vai na rua bem distraida, a assobiar e de repente tem à sua frente um prédio que podia muito bem estar em Paris. E assim esta cidade vai-nos surpreendendo com estas pequenas lembranças de uma cidade rica e próspera.
O centro da cidade é muito barulhento, só carros de um lado para o outro. As ruas estão sempre cheias de gentes, com barraquinhas em cada esquina e lojas de tudo e mais alguma coisa dos dois lados da rua. Parece que de repente aumentámos a velocidade do video e tudo anda a correr. Mas no meio desta confusão o tempo pára mais uma vez e encontra-se um grupo de senhores a jogar xadrez numa esquina de uma rua. Tudo vai tendo a sua magia!
Quando se sai do centro, parece que estamos noutra cidade, tudo é muito mais calmo, acho até que as pessoas andam mais devagar na rua! No bairro onde estou a viver, Pocitos, é tudo muito pacato. É um bairro residencial, mas ao mesmo tempo a actividade nocturna de cá passa-se aqui. Tem restaurantes e bares muito giros e fica mesmo em cima da praia! Posso dizer que vivo mesmo ao lado do mar! Um minuto e estou na praia! O bairro está cheio de mercearias, lavandarias, cabeleireiros e ginásios. Os cabeleireiros e os ginásios estão sempre cheios ao fim do dia, é muito engraçado ver de fora!
As pessoas aqui são muito simpáticas. No autocarro ajudam-me sempre com as paragens e fazem normalmente muita conversa, verdade seja dita que eu também falo bastante. Achava que iam ter um ar mais tropical, mas têm um ar bastante europeu. Acho até pelas montras das lojas que a moda cá é muito parecida! Eu podia ser de cá sem qualquer problema! Bom, até abrir a boca e falar um espanhol meio aportuguesado!
Bom aqui ficam algumas impressões desta cidade que em tempos foi grande e que agora mesmo assim não perdeu a sua magia! Vou pôr fotografias nos próximos posts!

7 comentários:

  1. Aproveita essa magia tão própria que realmente parece única ....bjs muito especiais para a minha princesa das Américas

    ResponderEliminar
  2. ;) que bom Mafaldinha! É bom viajar assim à distância de um Oceano e tal...

    Um grande grande beijinho
    Edu

    ResponderEliminar
  3. Resultados da globalização... Mas ainda bem que parou no tempo, assim ainda se notam traças originais e próprias da região...
    Vejo que te estás a safar! gosto disso! beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que bom ler o que escreves. É fazer toda esta viagem contigo, mesmo tendo ficado por cá!
    Quero MAIS!!!!
    Um grande grande beijinho

    Joana Gomes

    ResponderEliminar
  5. Querida Mafalda,

    Acho-a contente e descansada! Espero mesmo que sim!! Gosto muito de ler o que escreve... Há uma coisa comum a todos os posts: conversas, conversas e mais conversas!! Que graça!

    Um beijinho muito muito grande,
    Maria da Cunha

    ResponderEliminar
  6. Rozi! Bela descrição! Fizeste cá falta este fim de semana!
    Queremos mais fotografias :) Bom saber de ti linda (linda linda!)

    beijinhooooos

    ResponderEliminar
  7. Saudadinhas da Mafis! Estou a adorar acompanhar a viagem, toca a escrever mais! é bom que o caderno de viagem patrocinado pela POI...venha cheio de historias!
    um beijinho gigante para a Roza Latina

    tete

    ResponderEliminar